Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2011

FORMOL

Quais os efeitos do formol quando usado indevidamente?
Ele pode causar irritação, queimadura , coceira, inchaço, descamação da pele, vermelhidão do couro cabeludo, alopecia (queda de cabelo), lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência no nariz, devido ao contato com o vapor ou contato direto com a pele. Exposições repetidas (ou seja, a longo prazo) também podem causar boca amarga, dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios, feridas nos olhos, bocas e narinas.
É verdade que o formol é cancerígeno?
Sim. Se usado de forma inadequada (uso excessivo ou indevido) ele pode acarretar danos à saúde, inclusive o desenvolvimento de câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios). Entretando, se usado dentro dos limites previstos por lei, como conservante e não alisante, o formol não é maléfico à saúde.
O uso do formol para alisamento capilar (escova progressiva) é proibido?
Sim, principalmente porque na escova progressiva além do formol em quantidades excessivas, é usada a chapinha, que causa a liberação de vapores de formol, responsável por causar os danos já citados acima.
Como saber se o produto que meu cabeleireiro está usando é registrado na Anvisa?
Consulte o site da Anvisa: www.anvisa.gov.br , acessando Serviços – Consulta a Banco de Dados- Cosméticos. Lá você poderá verificar se o produto está ou não registrado regularmente, o seu modo de usar, o prazo de validade, restrições de uso, e se o produto é para uso estritamente profissional.
Atenção! Alguns profissionais irresponsáveis têm adicionado formol aos produtos já prontos. Dessa forma, não basta apenas verificar se o produto é registrado na Anvisa, verifique também se não houve adulteração do mesmo após a sua abertura. Na prática, caso você comece a ter lacrimejamento, falta de ar, dor de cabeça, tonteira ou irritação da pele ou couro cabeludo durante a aplicação de um produto em seu cabelo, certifique-se de que não há formol no mesmo. O formol possui também um cheiro característico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário